O lançamento da exposição Terra & Ar, no Museu do Rio foi realizado na quarta-feira (15). A mostra oferece equipamento de realidade virtual para que os visitantes possam experienciar as viagens de paramotor de forma imersiva, com imagens aéreas inéditas e de alta qualidade e produção, extraídas das expedições do documentarista e piloto de paramotor Lu Marini.
O evento contou com a presença dos atletas da Associação Leopoldense de Canoagem (Aleca) e ficará aberto ao público, no Museu do Rio (rua da Praia, 52, Rio dos Sinos), até o dia 15 de março.
A produtora, Magali de Rossi, contou sobre o projeto. “Esta é uma exposição de grande valor educativo, que traz um desafio reflexivo sobre as questões do meio ambiente, da poluição dos rios e do impacto do ser humano no mundo como um todo. Além disso, temos uma visão da vida das pessoas que vivem nesses rios aqui documentados, que necessitam desses rios para sobrevivência, mostrando um pouco a sua experiências de vida”, explicou.
O atleta da Aleca, Caio Machado Rodrigues, de 16 anos, contou o que achou da exposição. “Nunca tivemos uma experiência como essa, de realidade virtual, foi muito legal. Vimos como é voar e como foram as aventuras do Lu Marini. As fotos também são muito bonitas, mostram os rios e os lugares onde ele foi”, disse.
A realização é da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Sulgás e apoio da Prefeitura de São Leopoldo por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.