Se a reestruturação do secretariado da Prefeitura de São Leopoldo dependia da caneta do presidente Lula para o 2º e 3º escalão, não depende mais porque é provável que ainda hoje (13), os nomes de Fernando Marroni e Gilberto Barichelo, respectivamente Trensurb e Grupo Hospitalar Conceição (GHC) sejam confirmados. É o sinal verde para o futuro da vereadora Ana Affonso e também da procuradora jurídica Angelita Rosa, dois principais nomes do PT leopoldense para compor o governo federal. O terceiro nome é Pedro Vasconcellos que já está em Brasília.
Espaço para dois
Enquanto aguardava a decisão de Brasília para tocar a reestruturação dos secretários, o prefeito Vanazzi deve ter articulado e alinhado com os vereadores Lemos (PSB) e Brasil Oliveira (PSD) a entrada definitiva para a base governista para os dois próximos anos. O governo não quer correr riscos e nem ser surpreendido no plenário em votações fundamentais para as obras e serviços do Bicentenário. Entre petistas que transitam pelo sétimo andar a avaliação é que a articulação com os dois vereadores se arrastou por muito tempo.
Mesa Diretora
Os movimentos ou a “falta de movimentos precisos” indica que a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores seguirá com dois integrantes eleitos e um “colaborador”. Há entendimentos jurídicos divergentes sobre eleger um novo vice-presidente por conta da suspensão do exercício de mandato do vereador Rafael Souza (PDT).
Alguém se habilita?
Existe um caminho para resolver a situação que é alguém (vereador) representar juridicamente contra a situação envolvendo o pedetista Rafael Souza. Alguém se habilita?