Taurus Helmets lança o primeiro capacete feito com grafeno no mundo

9 de fevereiro de 2023 - 18:42

A Taurus Helmets, empresa controlada 100% pela Taurus Armas S.A. – lançou o primeiro capacete automobilístico feito com grafeno no mundo. O grafeno é uma camada fina de grafite que é transparente, flexível, resistente e altamente condutora de energia.

A Taurus Helmets começou a colaborar com a Universidade de Caxias do Sul e a empresa Znano de nanotecnologia em 2021 para utilizar o grafeno em seus capacetes. O resultado foi a fórmula Graph-X que melhora o conforto térmico e a segurança dos capacetes. O revestimento de grafeno permite a distribuição da força de impacto, tornando-os menos suscetíveis a danos, mesmo em condições de alta temperatura.

O primeiro lançamento será com o modelo Cafe Racer, da linha Urban Helmets, fabricado em ABS, com o preço de R$ 989,00 mantido em relação ao modelo clássico. A Taurus Helmets faz cinco lançamentos por ano com o objetivo de melhorar a performance dos produtos e reduzir custos e consumo consciente.

Carlos Laurentis, CEO da Taurus Helmets, disse ao Portal Terra que as entidades envolvidas no projeto apresentaram, em 2020, a possibilidade de utilizar o grafeno por meio de polímeros (macromoléculas resultantes da união de muitas unidades de moléculas pequenas), o que acabou ganhando o nome “Graph-X”.

“O maior desafio foi chegar à fórmula do Graph-X, integrando o grafeno com materiais ainda não utilizados em nosso processo produtivo”, diz.

A partir da nova fórmula, o material, que promete melhorar propriedades de outros elementos que recebam uma pequena porcentagem de sua composição, entrou na cadeia de produção da empresa.

Com a integração do grafeno, a companhia promete um capacete mais forte, seguro e eficiente na absorção de impactos. O artefato supostamente pode suportar mais choques sem sofrer danos mesmo em altas temperaturas, graças à sua grande capacidade de dissipação de calor.

Líder na fabricação de capacetes automobilísticos no Brasil, a Taurus Helmets poderá aumentar ainda mais sua fatia de mercado com a introdução do grafeno, haja vista que, além de se tratar de uma inovação tecnológica brasileira sem par no mundo, contibuirá para aumentar significativamente a segurança dos usuários.

Sobre a Taurus Helmets

A Taurus Helmets é pioneira e líder na fabricação de capacetes no Brasil, possuindo hoje cinco marcas em seu portfólio: San Marino – a marca de capacetes mais vendida do Brasil, Urban Helmets, Joy23, Zarref e Wind.

A empresa utiliza toda a experiência e o rígido padrão de qualidade da Taurus Armas S.A., líder mundial na venda de armas leves, para a fabricação dos capacetes. Possui cobertura de vendas nacional com mais de 12 mil pontos de vendas, além de e-commerce, atuando ainda em exportação de larga escala para América Latina e EUA .

 

Fonte: LRCA

Notícia anterior
Próxima notícia

Comentários

Luiz Alves

Ótima notícia para todos, o legado de um presidente que ajudou até a divulgar o potencial da matéria prima brasileira e incentivos para sua industrialização.
Mas a imprensa vermelha está acuada sem querer divulgar a grande notícia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo