Uma Cruz Missioneira de quatro braços representando a importância da luta indígena na cultura gaúcha foi inaugurada na noite de terça-feira (7), na Praça Sete de Setembro. O local onde está a obra chama-se Espaço Cultural Tupambaê e a data da inauguração foi escolhida para relembrar os 267 anos da morte de Sepé Tiaraju, herói das revoluções Guaraníticas.
O presidente da Associação dos Sete Povos Missioneiros, Luís Rosado se emocionou ao falar do monumento. “Eu não tenho palavras para mensurar a minha felicidade, pois foi quando estava desenganado pela Covid-19, quando eu reuni a minha família para me despedir deles que eu fiz a promessa aos meus ancestrais que se eu sobrevivesse à doença eu faria de tudo para construir um monumento em homenagem a todos os povos missioneiros. E é isso que essa cruz simboliza, a cruz de quatro braços que abraça a todos que entram nessa cidade”, afirmou.
Já o diretor- geral do Semae, Geison Freitas falou sobre a importância do monumento. “Desde que eu abri minha agenda e vi essa inauguração, eu não consigo parar de pensar no Ary Moura que junto do Gilmar, foi um dos idealizadores dessa Cruz que tem como maior importância reunir as pessoas, reunir as famílias e que vai trazer a memória de orgulho a todos os missioneiros que amam e moram em São Leopoldo.”