Estação Sapucaia da Trensurb recebe no sábado a ação de escuta qualificada

9 de fevereiro de 2023 - 19:38

No sábado (11), das 10h às 12h, a Estação Sapucaia da Trensurb recebe a ação Vida sobre Trilhos, do projeto Help, focada em saúde mental e valorização da vida. Voluntários do projeto irão distribuir mensagens motivacionais aos usuários do metrô e oferecer um local de escuta qualificada, o chamado “Cantinho do Desabafo”, onde ficam à disposição para ouvir e conversar com quem esteja necessitando de apoio emocional.

Além disso, eles realizam atividades diversas buscando incentivar histórias de superação por parte do público alcançado pela ação. O projeto disponibiliza ainda o acompanhamento das pessoas atendidas por parte dos voluntários e conta também com atendimento por telefone, por meio do número nacional (11) 4200-0034.

Historicamente, o Rio Grande do Sul é o estado com a maior taxa de suicídio do Brasil, que chega a 12,4 mortes a cada 100 mil habitantes. Conforme a coordenação do projeto Help no estado, esses fatores estimulam os participantes a prestar serviços à comunidade, seja ao conscientizar sobre a saúde mental e valorização da vida, ou amparar aquelas pessoas que lidam com ansiedade, depressão, síndrome do pânico, desejos de suicídio, entre outros. Lidando com temas muitas vezes vistos como tabu na sociedade, o grupo busca realizar um trabalho social, apresentando meios para que as pessoas superem seus problemas e, com isso, possam ter motivação a fim de reconstruir a qualidade de sua saúde mental. A parceria com a Trensurb teve início em outubro do ano passado, alcançando, desde então, mais de 6 mil usuários do metrô nos seis municípios atendidos pela linha do trem.

Estão programadas ações nas estações até março, sempre aos sábados, das 10h às 12h:

– 11/02, na Estação Sapucaia;
– 25/02, na Estação Canoas;
– 04/03, na Estação São Leopoldo;
– 11/03, na Estação Novo Hamburgo;
– 18/03, na Estação Mathias Velho;
– 25/03, na Estação Sapucaia.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo