Morador do bairro Boa Vista de São Leopoldo, Fábio Luis Leão, 45 anos, internado na CTI do Hospital Humaniza, em Porto Alegre, precisa com urgência da doação de plaquetas do tipo sanguíneo A+ ou AB, cujo estoque no Banco do Hemovita está baixíssimo. Por conta das férias, muitos doadores estão viajando, conforme explica a esposa do Fábio, a servidora pública do SAE, Cíntia de Quadros Leão.
“Ele fez um transplante de medula óssea em setembro de 2022 e está internado pela segunda vez, agora desde o dia 23 de janeiro, porque teve uma doença pós transplante chamada Dech, que provocou cistite hemorrágica e esses tratamentos fazem as plaquetas baixarem. Perdeu bastante sangue”, relata Cíntia.
Agendar pelo WhatsApp
Cintia explica que os doadores precisam agendar pelo whats 51996134466 .”Para doação de plaquetas é necessário agendar porque e fazer uma entrevista, pelo whatsApp mesmo, para ver se a pessoa se encaixa no perfil de doação. Sabendo do perfil antes, evita que a pessoa desloque até o banco e não consiga doar por não preencher os requisitos”, explica.