Trensurb instala 5 quilômetros de placas de concreto nos trilhos para evitar roubos de cabos

7 de fevereiro de 2023 - 17:05
Por Juliano Palinha

A Trensurb iniciou na manhã desta terça-feira (7) a instalação de placas de concretos nos trilhos do trem. As placas de contenção de furtos de cabos serão instaladas em um trecho de cinco quilômetros, entre as Estações Sapucaia e Unisinos. Esse trecho, segundo a direção da Trensurb, é o ponto mais crítico de ocorrência de furtos, registrado pela companhia. Essas placas farão o fechamento das canaletas. “Anteriormente, essas placas eram menores, mais fáceis de serem removidas”, explica a Companhia.

Ainda segundo a empresa, é por essas canaletas que passam os cabos de sinalização. Um empresa foi contratada para efetuar o serviço que deve seguir até sexta-feira. A Trensurb reforça que outras medidas foram tomadas, “incluem instalação de concertina nos muros de vedação para dificultar o ingresso na via, rondas da segurança metroviária buscando coibir o furto e a atuação integrada com órgãos de segurança pública pra evitar os furtos e também a ação dos receptadores”. 

Devido à execução dessas medidas a operação da Trensurb passa por alterações nesta semana. Das 9h às 16h, serão adotados dois carrosséis distintos: um entre as estações Mercado e Sapucaia, outro entre as estações Sapucaia e Novo Hamburgo, sendo necessário descer na Estação Sapucaia para aqueles que desejarem seguir o trajeto.

O carrossel é, basicamente, o percurso de ida e volta dos trens. Normalmente, a Trensurb opera com carrossel único entre as estações terminais Mercado e Novo Hamburgo, porém a estratégia de dois carrosséis separados será utilizada para permitir a manutenção dos intervalos normais no trecho que não será afetado pela execução dos serviços na via.

No período referido, os intervalos entre trens serão normais, de 12 minutos, no trecho Mercado – Sapucaia e de 24 minutos no trecho Sapucaia – Novo Hamburgo. Nos demais horários, a operação segue a tabela normal de dias úteis – com eventuais alterações devido a trechos com restrição de velocidade em função de furtos de cabos ocorridos anteriormente.

 

 

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