Projeto da Unisinos oportuniza atividades de lazer para moradores da comunidade Quilombo Silva

2 de fevereiro de 2023 - 18:35

O Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígenas da Unisinos – Neabi realiza atividades que integram o Projeto Verão Negro. Com ações que iniciaram em janeiro e seguem até 23/2, o Núcleo busca proporcionar para as crianças, adolescentes e familiares do Quilombo Silva os direitos de lazer, do brincar, da diversão e da convivência social, que é um dos pilares da constituição federal. Além disso, o projeto visa oportunizar a iniciação ao atendimento com as oficinas de cidadania e inclusão digital.

A ideia surgiu após uma visita do Neabi na comunidade Quilombola da família Silva para aproximação e realização de levantamento das necessidades, onde ficou evidente a carência social. Ao propor um trabalho com a comunidade, entre os relatos, uma das moradoras contou que nunca entrou na Unisinos. Com exceção das crianças, que realizam aulas de tênis no contraturno escolar por um voluntário, os adolescentes ficam na sua maioria em ócio. Com isso, o Núcleo percebeu a necessidade de iniciar suas atividades de forma efetiva na comunidade.

Crédito: Divulgação

Confira a programação de fevereiro para os moradores do Quilombo Silva. As ações visam oportunizar momentos de lazer; contribuir para o exercício da cidadania, auxiliando na inclusão social dos moradores do Quilombo Silva; promover a interação da Universidade com a comunidade; e aproximar o Neabi com a comunidade por meio de atividades dos projetos sociais AFROICULTURAS e IDAFROI.

Programação

  • 09/02 – Jogos online afroindígenas – laboratório de informática Campus Unisinos Porto Alegre
  • 16/02 – Piquenique coletivo no Espaço Unisinos – roda de conversa
  • 23/02 – Apresentação do IDAFROI aos participantes
Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo