Em torno de 400 profissionais de Educação Infantil das escolas credenciadas por compra de vaga e/ou parceria com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo estiveram presentes na abertura do ano letivo, no pátio externo do Colégio Luterano Concórdia. O evento promovido pela Secretaria de Educação abriu o Programa de Formação Continuada dos profissionais, com a presença do professor doutor Nélio Spréa.
O prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, que esteve no encontro, lembra que o governo municipal, desde sua primeira gestão, tem a educação como principal pilar de ação governamental e na sociedade. “Nós defendemos a educação pública e de qualidade e gratuita. Essa é a nossa decisão política. Agora, com a volta do governo Lula, trabalhamos para que a ideia de educação pública seja prioritária”, afirmou o prefeito.
São Leopoldo tem 43 escolas conveniadas que atendem 4.250 crianças, das etapas creche e pré-escola. “Nós somos o único município do RS em que a Smed tem uma assessoria pedagógica para as escolas conveniadas”, afirmou o secretário de Educação Ricardo Fernandes da Luz. “Temos uma caminhada juntos que é muito significativa. Vocês, enquanto escolas, têm o direito e nós temos o dever de assessorar e trazer para a Smed as demandas nos espaços das escolas. Não há nenhuma dúvida, quando uma criança está numa escola credenciada em São Leopoldo, ela está em uma escola do município”, assegurou o secretário. A atividade também teve a presença de André Luiz Bender, diretor do Colégio Concórdia.