NH está em “iminente perigo à saúde pública” conforme pesquisa sobre focos do mosquito da dengue

30 de janeiro de 2023 - 16:43

O último Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado durante o mês de janeiro, em Novo Hamburgo, classificou a cidade em iminente perigo à saúde pública.

Conforme o Ministério da Saúde, índices inferiores a 1%, são considerados em condições satisfatórias; de 1% a 3,9%, em iminente perigo à saúde pública; e superior a 3,9%, há risco de surto de dengue ou outra doença relacionada ao Aedes aegypti. O atual levantamento no Município obteve 1,1%. Em comparação ao LIRAa realizado no mesmo período em 2022 (4,9%), o índice atual é mais satisfatório, no entanto, ainda é preocupante.

“Historicamente, o pico da proliferação do mosquito ocorre nos meses de março e abril. Então, a partir dos dados do LIRAa, fica evidenciado que agora é a hora de agirmos preventivamente para evitarmos uma infestação logo ali na frente. A Secretaria Municipal de Saúde mantém em parceria com a Universidade Feevale o Projeto de Prevenção e Combate à Dengue, mas a participação da população é fundamental. Por isso, peço que realizem uma vistoria em suas casas e eliminem possíveis focos do mosquito. São medidas bem simples, mas que ajudam na prevenção da doença”, comenta o secretário de Saúde, Marcelo Reidel.

O LIRAa apontou que 57% dos focos encontrados de Aedes aegypti nas casas estão concentrados em locais como pratos para vasos de flor, baldes para coleta de água ou recipientes que estão sendo utilizados em alguma função. Outros 29% dos focos foram localizados em depósitos fixos de resíduos nos pátios. Outro ponto que chamou a atenção no Levantamento é que 8% estavam em depósitos naturais, principalmente, em bromélias.

O Município registra um caso confirmado de dengue em 2023. Trata-se de um homem, de 25 anos, morador do bairro São Jorge. Nesta terça-feira (31), a partir das 6h, será realizada a aplicação de inseticida na região. Os moradores da localidade estão sendo avisados da ação.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo