Em função dos últimos alagamentos ocorridos em São Leopoldo, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) tem realizado diversos serviços com o objetivo de aumentar o escoamento das águas das chuvas. Apesar deste trabalho ser feito periodicamente, a autarquia decidiu por fazer uma força-tarefa nas galerias pluviais.
Em função disso, o Semae deu início nesta segunda-feira (30) ao processo de desassoreamento de pontos próximos às casas de bombas do Ginásio Municipal e da Rodoviária. O trabalho consiste na retirada de areia e sedimentos que se acumularam na rede de drenagem.
Conforme o diretor-geral da autarquia, Geison Freitas, esta é uma das primeiras ações de uma série de serviços determinados pelo prefeito Vanazzi para minimizar os alagamentos. “Iniciamos os trabalhos com as inspeções das galerias, onde os mergulhadores logo identificaram o acúmulo de areia e sedimentos nas galerias próximas às casas de bombas. Não é um fator determinante para os alagamentos, mas se não for feita a retirada desses materiais agora futuramente pode ocorrer a diminuição da vazão da água em dias de chuva forte”, explicou.
Durante a semana, equipes do Semae e da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) seguirão atuando na inspeção das galerias de drenagem.