IMPERADORES DO SUL AVISA: Bota pra ferver, que o tempero é você!

27 de janeiro de 2023 - 10:37
Por Isabella Belli e Juliano Palinha

Com o enredo Bota pra ferver, o tempero é você, a Escola de Samba Imperadores do Sul do bairro Duque de Caxias, entrará na Avenida Tom Astral este ano trazendo a mistura do bloco de Carnaval e da escola de samba, uma homenagem à grande folia e principalmente ao Bloco Panela do Samba de Porto Alegre, criado pelo Mestre Júlio César (Mestre Inho) e que atualmente possui 1,4 mil integrantes e participa, inclusive, do carnaval de blocos do Rio de Janeiro.

Para saber um pouco mais sobre esta mistura, o Berlinda News Entrevista recebeu no estúdio nesta sexta-feira (27) a diretora de carnaval da Imperadores do Sul, Heloísa Rosário Moraes e os Mestres Alexandre Xapana, diretoria de bateria da Imperadores, e Inho, fundador do Bloco Panela do Samba.

“O Carnaval é uma cultura ainda muito menosprezada e parece que só é feita dentro da favela. O Carnaval expressa  sentimento e conta a história do mundo todo e de todos os povos”, deu o recado o Mestre Xapana logo no início do programa.

Para mostrar mais ainda a importância do Carnaval, a diretora da escola falou sobre os trabalho social realizado ao longo de todo ano na comunidade da Duque e região.

“A Imperadores do Sul foi fundada em 2006, então são 17 anos de trajetória. Ainda não temos título, sempre batemos na trave, mas seguimos com o objetivo de alcançar o campeonato. Mas a Imperadores não é só Carnaval. No tempo de pandemia, por exemplo, abrimos o barracão, acolhemos nossa comunidade, recebemos a unidade móvel de saúde para que a comunidade pudesse receber a vacina. Essa é a nossa contrapartida social, então não somos só Carnaval. Muitas vezes somos julgados, ouvimos que só aparecemos em tempos de Carnaval, mas isso é porque não divulgamos os trabalhos que realizamos com a comunidade durante todo o ano”, explicou.

O desfile em São Leopoldo este ano deve acontecer no dia 11 de março, mas a data ainda não está definida. Em função disso, as escolas, por enquanto, estão mantendo segredo em relação ao que está sendo preparado, mas eles contaram que os ensaios já estão rolando.

“Os ensaios de bateria não estamos fazendo porque custam cerca de R$ 5 mil com sonorização, harmonia, deslocamento, então este ano resolvemos fazer ensaios fechados. Ainda estamos ajeitando algumas coisas, mas nosso samba é muito bonito e vem muita surpresa por aí”, disse o Mestre Xapanã.

Homenagem ao Mestre Inho

Eloísa e Xapanã começaram a pensar no Carnaval de 2023 em julho do ano passado e foi numa mensagem pelo whatsapp que surgiu o nome do Mestre Inho. “Estava eu e a Eloísa, minha esposa, quando chegou a mensagem do Mestre. Aí a Eloisa falou. Está aí o tema do nosso Carnaval, Bota pra ferver, o tempero é você do Bloco Panela de Samba”, relatou Xapanã.

O Mestre Inho demorou a acreditar, mas disse que ficou muito feliz. “Na hora demorou a cair a ficha, mas quando houve o anúncio, falei para o pessoas do Bloco, pois temos diretoria e mais gente envolvida. Mais uma responsabilidade para nós”. Inho disse que o Bloco já foi homenageado e a última vez que ocorreu, em Alvorada, a escola foi campeã.

Ouça abaixo a entrevista completa

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo