Com 28 milímetros de chuva ontem em SL, Sinos sobe para 1,60 metros na captação e 68 centímetros na ANA

27 de janeiro de 2023 - 16:02
Por Juliano Palinha

Tivemos ontem em São Leopoldo, segundo a Defesa Civil do município, 28 milímetros de chuva. Com isso na régua de captação do Semae, o nível teve um aumento de 20 centímetros, passado do 1,40 metros no inicio da tarde de ontem para 1,60 hoje, segundo a diretora de Operação Viviane Feijó. Neste ponto, onde é retirado a água para consumo da população, o nível normal é de 2,5 metros e deste que foi inaugurado, nunca atingiu o nível de 50 centímetros, que seria o máximo para captar água.

Na régua da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), usado como monitoramento da Defesa Civil leopoldense, também tivemos aumento do nível da água. Antes da chuva, conforme Fabiano Camargo, coordenador da DF, o Rio dos Sinos neste ponto que fica na Rua da Praia, estava 56 centímetros, após chegou a 90 centímetros. Agora a tarde recuou e instabilizou em 68 centímetros.

MAIS CHUVAS

A chegada de uma frente fria no domingo (29) pode trazer chuvas mais significativas para todo o Estado, principalmente para as regiões Leste e Nordeste, em municípios como Caxias do Sul e Cambará do Sul.

Durante a noite de sexta-feira (27/1), por causa do forte aquecimento diurno, também pode ocorrer chuvas de verão, com algumas tempestades isoladas. O prognóstico de chuvas indica que, até o final da próxima semana, os acumulados ficarão entre 10 mm e 50 mm em grande parte do Rio Grande do Sul.

As informações são do Boletim Integrado Agrometeorológico, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) e o Instituto Rio Grandense do Arroz.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo