Semae usa robô de alta tecnologia para verificar redes de drenagem

26 de janeiro de 2023 - 16:05

Com o objetivo de verificar a estrutura das redes e o interior delas, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) utilizou nesta quinta-feira (26) nas Avenidas John Kennedy e Mauá, e nas galerias que se conectam às Casas de Bombas da Rodoviária e Ginásio Municipal um drone subterrâneo chamado rover, de tecnologia avançada.

“Ele passa por dentro da tubulação e vai gravando vídeos que chegam a uma tela em tempo real. Há um centro de comando que visualiza tudo, tirando a necessidade de entrar na tubulação. Com isso, nós podemos verificar qualquer interferência no diâmetro, se há necessidade de reparo”, explicou o assessor técnico de Engenharia, Ronan de Jesus.

Ainda como diferencial, o rover é capaz de inspecionar estruturas inalcançáveis pelo homem, como redes menores. O equipamento motorizado também evita a exposição humana em locais onde há um maior risco de saúde, como redes de esgoto. A iniciativa integra o plano de ação de melhoria na drenagem urbana, em parceria com a prefeitura municipal. Após a inspeção, qualquer necessidade de intervenção na rede de drenagem para a sua melhoria, será facilmente identificada e localizada.

“Quando investimos em tecnologia, nós estamos olhando para a redução de custos, melhoria de processos e pensando na nossa sustentabilidade. Em um futuro breve, a autarquia terá o seu próprio rover, assim como já possuímos drone, para identificação imediata de eventuais problemas em nossas redes”, projetou o diretor do Semae, Geison Freitas.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo