O Setor de Imagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul, realizou o total de 82.555 exames durante os 12 meses de 2022. De raio-X até ressonâncias e cintilografias, o setor disponibiliza mais de 15 diferentes tipos de exames. Um procedimento rotineiro para a mulher gestante é o exame de ecografia. A professora e moradora do bairro Jardim no município, Magali Müller da Silva, fez ecografias durante a sua segunda gestação no Getúlio Vargas.
O trabalho da equipe do Setor de Imagem acontece através de agendamento prévio, atendimentos ambulatoriais via emergência ou exame externo realizado no bloco cirúrgico no caso de biópsias, endoscopias e colonoscopias e atendimento de pacientes internados, que também fazem exames agendados pelo setor fora do HMGV de ressonância, colangioressonância, holter 24h, cintilografia, angioressonância e testes ergométricos.
Entre os exames realizados no próprio Getúlio Vargas estão os de raio-X, ambulatoriais e internados; raio-X em bloco cirúrgico acompanhando cirurgia; raio-X contrastado uretrocistografia e colangiografia; raios-X em leito; mamografia; tomografia com e sem contraste. Mais exames executados pelo Setor de Imagem são os de ecocardiografia transtorácica e trasesofágica; ecografia e ecodoppler; endoscopia com e sem biópsia e para passagem de sonda; colonoscopia com e sem biópsia e biópsia via radiologia intervencionista.
Principais exames
- Colonoscopias: 820
- Ecografias e ecodoppler: 5.876
- Ecocardiografias: 2.050
- Mamografias: 4.065
- Endoscopias: 1.060
- Eletroencefalogramas: 183
- Procedimentos de biópsia via radiologia intervencionista: 201
- Radiografia: 25.541
- Tomografias: 19.998