Apesar do forte calor e estiagem que castiga todo o Estado, com mais de 170 municípios decretando situação de emergência, em São Leopoldo o cenário é um pouco mais tranquilo. No início da tarde desta quarta-feira, 0 Rio dos Sinos se mantém estável. Na régua de captação do Semae, que fica atrás do Parque Imperatriz, próximo a quarta curva, segundo a diretora de Operação Viviane Feijó, o rio marca 1,50 metros, ou seja, um metro abaixo do nível normal.
Viviane acredita que a chuva de sábado, principalmente que na Serra, tenha contribuído por essa situação. “Logo após a chuva de sábado, vem aumentando. Agora já está estabilizando”, comenta. A diretora diz que neste local, onde é captado água do rio para ser tratada e depois abastecer o município, tem capacidade de retirar água até o rio atingir 50 centímetro. “A nova captação foi construída para receber água até um nível de captação de 50 centímetros, porém, nunca chegamos a isso. O mínimo foi nível de 90 cm”, lembrou.
Régua da Defesa Civil marca 74 centímetros
Além da régua do Semae, o município monitora o rio com outras réguas. A Defesa Civil de São Leopoldo, por exemplo, monitora diariamente o nível do Sinos através da régua da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, que fica na Rua da Praia. Hoje à tarde, conforme Fabiano Camargo, coordenador da Defesa Civil, o rio marca 74 centímetros. Neste ponto, no início de janeiro, o Sinos chegou a marca de 33 centímetros.
Apesar dos níveis bons em relação a outros municípios, Semae e prefeitura seguem com o alerta para o uso racional da água.