Com o objetivo de zerar a fila existente para a realização do exame de espirometria, a Secretaria de Saúde de São Leopoldo (Semsad) firmou uma parceria com o laboratório Boehringer por meio do programa Abraçar que trabalha com três eixos: três eixos: capacitação, diagnóstico e suporte.
O exame mede a quantidade de ar nos pulmões e ajuda a diagnosticar casos de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como por exemplo, bronquite e enfisema.
Por ser a cidade referência, o exame normalmente é realizado em Porto Alegre, o que acabou criando uma demanda. Com a parceria, foi possível trazer para o município, mais especificamente, ao Centro Capilé, a cabine onde o exame é realizado. Assim, só nesta semana, cem pessoas passaram pelo local para verificar a saúde pulmonar.
Conforme a Semsad, em abril, ocorrerá mais um mutirão de 100 espirometrias, todas encaminhadas por médicos das unidades básicas de saúde (UBS) de São Leopoldo. No município, 278 pacientes retiram a medicação na Farmácia Municipal.
Com o resultado correto em mãos, é possível iniciar o tratamento com eficiência e rapidez.