Rio Gravataí a um centímetro acende alerta para situação do Rio dos Sinos

17 de janeiro de 2023 - 16:00

O atual cenário do Rio Gravataí deve servir de alerta também para o Rio dos Sinos. Uma matéria publicada na tarde desta terça-feira (17) no site da MetSul Meteorologia fala como a escassez de chuva volumosa somada a estiagem pode causar uma grande mortandade de peixes no manancial. Isso porque, o nível de oxigênio na água é considerado “baixíssimo”.

Ainda conforme o texto, na segunda-feira (16) o nível do Gravataí na régua do governo do Estado na área da Corsan era de apenas um centímetro. Assustador se não fosse o fato de que já houve dias em que o nível ficou zerado. Já o Rio dos Sinos, às 16h15 de hoje, conforme a Defesa Civil de São Leopoldo, estava com 79 centímetros na régua localizada na Rua da Praia, sendo que o nível considerado normal é entre 2 metros e 2,5 metros.

Na semana passada, em meio ao desespero, a Corsan teve uma atitude inédita que foi a construção de um barramento de um metro de altura, no bairro Mato Alto, em Gravataí, com o objetivo era aumentar o nível das águas, mas não houve sucesso.

“É importante chamar a atenção para isto. As algas estão se proliferando pelo acesso de esgoto e falta de oxigenação do rio, que não tem mais correnteza. Com isso, há risco de mortandade de peixes iminente no trecho de Porto Alegre”, alertou o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí (Comitê Gravatahy), Sérgio Cardoso.

Retirada ilegal da água

A matéria da MetSul também informa sobre a retirada da água do Rio Gravataí de forma ilegal por produtores de arroz da região de Águas Claras, em Viamão.

Conforme a equipe do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Gravataí, só uma das bombas encontradas tinha uma vazão de 200 litros por segundo, ou seja, metade da capacidade da Estação de Tratamento responsável por abastecer boa parte de Gravataí. A ação que envolveu também a Guarda Florestal da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande e a Patram fechou o local.

O uso da água no cenário atual é considerada ilegal porque, de acordo com uma portaria de 2020, quando o nível do Rio Gravataí alcança 70 centímetros na Corsan, os arrozeiros e agricultores devem encerrar imediatamente a retirada de água.

Em relação ao Rio dos Sinos, o acordo é quando o nível chega a 50 centímetros na captação do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).

Previsão nada animadora

Segundo a MetSul Meteorologia, para os próximos dez dias na Grande Proto Alegre, não há previsão de chuva volumosa e constante que ajude na saúde dos rios. ” O prognóstico para a Grande Porto Alegre e a bacia do Rio Gravataí indica para os próximos dez dias somente chuva isolada de verão e com baixos volumes na maioria dos pontos. Sem chuva generalizada e com o quadro crítico, o cenário hidrológico seguirá crítico.”

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo