São Leopoldo começa aplicação da 5ª dose da vacina contra a Covid-19 em imunossuprimidos nesta terça-feira, 17

16 de janeiro de 2023 - 19:40

A partir de amanhã (17) moradores de São Leopoldo com mais de 18 anos com imunossupressão podem fazer a quinta dose da vacina contra covid. Conforme a secretária municipal de Saúde, Paula Silva, objetivo é manter a diminuição de casos por conta da eficácia da vacina.

“Peço para que as pessoas continuem buscando as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde com o intuito de completar os esquemas vacinais contra a Covid, já que estamos em épocas de festas além de uma nova variante”, recomenda a secretária acrescentando a necessidade do intervalo de quatro (4) meses da quarta dose.

Imunossupressão : imunodeficiência primária grave; quimioterapia; transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH); uso de drogas imunossupressoras; pessoas com HIV/AIDS; uso de corticóides em doses 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias ; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Para ter direito à aplicação, os imunossuprimidos devem comprovar as doenças através de laudos.

Para todos que buscarem a vacinação contra a Covid-19, todas as unidades básicas de saúde (UBS) com salas de vacina disponibilizam o imunizante para o público a partir dos 18 anos. São elas: Cohab Feitoria, Cohab Duque, Paim, Campestre, Materno Infantil, Padre Orestes, Vila Brás, Vicentina, Santa Marta, Rio Branco, Santo André, Scharlau, Trensurb, Madezatti, Imigrante, Parque Mauá, Pinheiro, Rio dos Sinos, São Cristóvão, Santos Dumont e Centro do Idoso.

O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Com exceção da UBS Vicentina, que funciona até as 18h30. É obrigatório o uso de máscaras dentro das UBS.

A Unidade Básica Campina estará fechada por conta de reformas no local, os atendimentos serão redirecionados para a UBS Scharlau.

Para melhor atender à população, as unidades básicas do Materno Infantil e Padre Orestes fazem reuniões às terças-feiras, portanto por esse motivo a partir das 15h às UBS não fornecerão atendimento.

Terceira dose

O tempo de intervalo entre as doses permanece de quatro meses da segunda. Com exceção dos imunossuprimidos, que necessitam de apenas 28 dias de intervalo. Para quem tomou Janssen, é equivalente à segunda de reforço para pessoas de 18 a 39 anos.

Quarta dose

O intervalo de tempo entre a terceira e quarta dose é de quatro meses. A quarta dose está disponível para todas as pessoas acima dos 18 anos, com intervalo de quatro meses da terceira. Para Janssen, é a terceira de reforço.

Vacinação Infantil

A vacinação dos 6 meses aos 12 anos de idade é aplicada no Materno Infantil de segunda a sexta. Além disso, a UBS Padre Orestes e Vicentina aplicam a vacina Baby de segunda a sexta.

A Pfizer Baby é aplicada em crianças a partir dos 6 meses até crianças de 2 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades. As crianças que iniciaram a vacinação em novembro e início de dezembro do ano passado já podem receber o reforço.

A Coronavac/Butantan é aplicada em crianças a partir de três anos e a Pfizer Pediátrica, em crianças a partir dos 5 anos. O horário de funcionamento do Materno é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

Segunda dose Infantil

O esquema vacinal da Pfizer Baby prevê três doses: entre a primeira e a segunda deve ter um intervalo de quatro semanas e, para a terceira dose, o intervalo será de oito semanas.

A aplicação da segunda dose da CoronaVac/Butantan com o intervalo de 28 dias da primeira. Já a segunda dose da Pfizer Pediátrica é aplicada com intervalo de 8 semanas completas.

Documentos necessários:

Para receber a dose é preciso levar documento com foto e carteirinha de vacinação.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo