Para evitar picar alguém, Patrulha Ambiental de São Leopoldo irá retirar o enxame na Independência à noite

16 de janeiro de 2023 - 15:04

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), Ipson Pavan, da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo vai aguardar a noite para remover o enxame de vespas (na reportagem anterior a informação era que seria de abelhas) que se formou na quadra próximo a Ferragem Feldmann na Rua Independência.

Segundo o agente Rigoli, para evitar acidente e que as vespas piquem alguém, a retirada ocorrerá após às 19 horas, quando o movimento é menor na região. “Como colocaremos veneno no local, elas podem sair e picar alguém. Então é melhor aguardar”, falou a reportagem.

Diferença entre vespa e abelha

As duas são parecidas e até fazem parte da mesma ordem dentro da classificação dos insetos, a Hymenoptera. Porém, elas pertencem a famílias diferentes: Apidae (abelhas) e Vespidae (vespas).

Dentro de cada uma dessas famílias, por sua vez, existem inúmeras espécies de abelhas (cerca de 20 mil) e de vespas (entre 5 mil e 10 mil). Mesmo com tanta variedade assim, há alguns truques para distinguir uma da outra. A primeira dica é olhar a posição das asas quando esses insetos estão em repouso. As asas das vespas, que também são conhecidas popularmente como marimbondos, ficam apontadas para cima, ao contrário das asas das abelhas, que ficam na horizontal.

Com relação à dor provocada pela ferroada, vai depender da espécie. Mas há pouca diferença entre levar picada de uma abelha comum e de uma vespa caseira.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo