A chuva de 32 milímetros que caiu na tarde de ontem em São Leopoldo, causando alguns alagamentos na cidade, não amenizou a situação do Rio dos Sinos. De acordo com Fabiano Camargo, da Defesa Civil leopoldense, o Sinos chegou a marca de 96 centímetros após a chuvarada, mas na manhã deste sábado ele recuou e voltou a marca de 57 centímetros. “A resposta hidrológica deve seguir ocorrendo e ele segue nessas oscilações. Eu observei que pelo menos no sistema da Ana a precipitação em Campo Bom foi inferior a que tivemos aqui”, explicou o coordenador.
Fabiano Camargo diz que mesmo sem chuva o rio oscila bastante, como mostra o gráfico abaixo. Pela régua da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a precipitação acumulada no mês de janeiro é 37mm. Já a precipitação média dos últimos 30 anos para o mês foi de 167mm.
O nível normal do Rio dos Sinos em São Leopoldo é entre 2 a 2,50 metros na régua da ANA. Na régua de captação de água do Semae, o nível estava ontem 1,30 metros. Neste local, que fica ao lado do Parque Imperatriz, o nível normal é de 3 metros.
O nível mais baixo registrado em São Leopoldo em 2023 foi de 33 centímetros no dia 12 de janeiro e o mais alto havia sido 90m no dia 5.