As equipes do IBGE seguem percorrendo Esteio na tentativa de finalizar a coleta de dados para o Censo 2022. A recusa de muitos moradores a prestarem as informações, no entanto, estão dificultando a tarefa. Conforme a última estimativa de população divulgada pelo órgão no ano passado, o Município teria 83.352 habitantes, mas, até o momento, apenas 74.653 responderam o Censo.
Se permanecer assim, a cidade poderia perder quase R$ 3 milhões neste ano em repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que tem entre seus critérios de cálculo o número de moradores. Para ser ter uma ideia, esse valor equivale ao que a Prefeitura está investindo na reforma da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Galvany Guedes, no cercamento do parque Galvany e na construção dos cerca de 8 km da nova ciclovia somados.
Quem ainda não respondeu ao questionário pode fazer o agendamento com a equipe do IBGE na cidade. Basta enviar mensagem pelo Whatsapp para os telefones (51) 98232-1885 (com Eva), 98232-9458 (Carla) ou 98232-0400 (Francine).
Quando o recenseador for até a sua residência, receba-o bem e responda às perguntas. Os entrevistadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e dispositivo móvel de coleta (DMC). Além disso, é possível confirmar a identidade dos agentes do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Os dados constam no crachá, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. O IBGE também disponibiliza, no seu site, uma seção para saber se uma informação sobre o Censo é falsa ou verdadeira.
De acordo com a Lei Federal 5.534, de 1968, a prestação de informações solicitadas pelo IBGE para o Censo é obrigatória. A lei também garante o sigilo dos dados repassados à pesquisa.