O processo de restauração do complexo da Casa da Feitoria/Museu do Imigrante avançou mais uma etapa, preparando o espaço para as comemorações dos 200 anos da imigração alemã em 2024. O governo do Estado do RS assinou na segunda-feira, dia 2, o contrato com a equipe classificada em primeiro lugar, no concurso público de arquitetura, promovido pelo projeto Iconicidades. O escritório contratado para desenvolver o projeto executivo completo é o Solss Arquitetura.
De acordo com o coordenador de Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Joel Santana, o projeto executivo é a parte mais importante de uma obra. “São os projetos executivos e complementares que dizem como a obra deve acontecer, se será por etapas, ou períodos, organiza, faz orçamento, relaciona o que precisa de rede elétrica, infraestrutura, paisagismo, enfim, faz o desenho da obra toda”, explica. Após a conclusão desta etapa, o projeto completo será repassado ao município de São Leopoldo, via convênio, que será responsável pela execução das obras. O projeto para o complexo cultural de São Leopoldo está orçado no valor de R$ 607.321,14.
Sobre o Iconicidades
O projeto foi lançado pelo Governo do Estado para fazer frente ao desafio de tornar as cidades gaúchas mais inovadoras, criativas e empreendedoras. A iniciativa é voltada para ressignificar e estimular a retomada de espaços arquitetônicos icônicos em suas regiões – ambientes que fazem parte da identidade local, seja pela localização, pelo estilo arquitetônico que imprimem, ou mesmo pelo uso que deles se fez no passado.