MetSul alerta sobre mudança do tempo e reduzindo o calor dos últimos dias

1 de janeiro de 2023 - 15:38

Uma frente fria muda o tempo nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul com chuva e chance de temporais isolados, mas a grande expectativa é por precipitações que possam aliviar o atual quadro de estiagem que assola grande parte do território gaúcho e agrava a cada dia as perdas no setor primário.
A imagem do satélite GOES-16 da NOAA/NASA da manhã deste primeiro dia do ano mostrava a frente fria trazendo aumento de nebulosidade no Centro da Argentina e no Uruguai. Em Buenos Aires, no aeroporto internacional de Ezeiza, a temperatura no final da manhã era de apenas 23ºC.

No outro lado do Rio da Prata, onde o sistema frontal ainda não avançou, o Uruguai enfrentava uma primeira manhã do ano com temperatura bastante elevada e calor em quase todos os departamentos do país.

O sistema frontal avança pelo estado no decorrer desta segunda-feira e deve chover em todas as regiões, mas parte do dia ainda deve ter sol, nuvens e calor antes da chegada do sistema frontal. Já chove em alguns pontos de manhã, mas a instabilidade maior ocorre da tarde para a noite.

Na terça, a chuva ainda atinge setores do Norte e do Nordeste gaúcho com tendência gradual de melhora do tempo e o retorno do sol no decorrer do dia para todas as regiões. Com a frente se deslocando para o Norte, Santa Catarina e o Paraná deve ter chuva em muitos locais entre terça e quarta com risco de tempestades localizadas.

VOLUMES DE CHUVA A frente fria vai trazer chuva para todas as regiões gaúchas, mas que não será suficiente para aliviar a estiagem. A MetSul antecipa chuva irregular e mal distribuída. Os maiores volumes tendem a se concentrar na Metade Norte, mas mesmo nesta parte do estado em que mais deverá chover os volumes vão variar enormemente e os acumulados em alguns pontos serão baixos.

RISCO DE TEMPORAIS O cenário na passagem desta frente fria indica possibilidade de ocorrências de tempestades em pontos isolados nesta segunda com risco de granizo e rajadas de vento forte. Pondera-se, contudo, que em caso de temporais devem ser muito localizados e em poucos pontos. Não se antecipa, assim, tempo severo generalizado.

Por MetSul Meteorologia

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo