Começou nesta sexta-feira a Operação Ano Novo em todas as estradas federais

30 de dezembro de 2022 - 10:12

Assim como ocorreu no período natalino, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou na madrugada desta sexta-feira (30) a Operação Ano Novo. O objetivo é garantir a segurança nas estradas federais nesta época em que o movimento aumenta assim como o consumo de bebidas alcoólicas.

Também estão previstas medidas de controle da velocidade, fiscalização de ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança, dispositivos de retenção para crianças e uso de telefone celular, entre outras. Serão realizadas ainda atividades de educação para o trânsito.

Natal

Conforme o balanço da PRF sobre a Operação Natal, houve redução de 65% no número de acidentes graves em relação a 2021. O número de feridos também diminuiu em 82% assim como o número de óbitos nas estradas, 38%. A ação foi realizada de 22 a 25 de dezembro e contou com 18% a mais de efetivo do que no ano anterior.

Ao todo, foram realizadas 85.668 fiscalizações de pessoas e abordagem de 60.953 veículos. Também foram feitos 45.764 testes de bafômetro, um número 51% maior do que em 2021. Houve 1.541 autos de infração para motoristas sob influência de álcool e 95 deles foram presos por crime de embriaguez ao volante.

Orientações

Antes de pegar a estrada, a PRF orienta que sejam tomadas algumas ações preventivas: estado de conservação dos pneus, incluindo o estepe; alinhamento e balanceamento; funcionamento do sistema de iluminação; limpadores de para-brisa; prazo de validade do filtro e óleo do motor; e documentação do veículo e do condutor.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo