O calendário de pagamentos do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2023 já está aberto no Rio Grande do Sul desde o último dia 14 de dezembro e os donos de carros precisam ficar atentos, pois o prazo para quitar as contas com o maior desconto possível termina nesta quinta-feira, 29 de dezembro.
O cronograma como um todo segue até o abril de 2023, dependendo da forma de pagamento escolhida e do final da placa do veículo. Além disso, para aqueles que pagarem até março, também haverá ainda alguns descontos.
No entanto, quem fizer o pagamento até o dia 29/12 não terá que pagar os valores relacionados à variação da UPF (unidade fiscal do estado) – uma espécie de reajuste baseado na inflação – que terá um aumento estimado de 5,88% a partir de janeiro.
Dessa forma, os motoristas que se anteciparem e conseguirem somar todos os descontos oferecidos – incluindo o de Bom Cidadão e Bom Motorista -, poderão conseguir uma redução de até 32% no valor total do imposto.
O IPVA 2023 RS
Precisa pagar o IPVA 2023 no Rio Grande do Sul todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2004, exceto aqueles isentos em lei.
Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Alíquotas do IPVA no RS em 2023 serão as mesmas de 2022, ou seja:
- 3% do valor do veículo – automóveis e camionetes
- 2% – motocicletas
- 1% – caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetes para locação.
Segundo o governo do RS, a frota total do Estado em 2022 é de 7.413.277 milhões de veículos e a frota pagante de IPVA corresponde a 53,8% deles. Já a frota isenta de IPVA é de 46,2%.