O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, resgatou mais um cavalo vítima de maus-tratos. Foi a segunda ocorrência dessa natureza em cinco dias. A ação foi realizada na estrada Júlio de Castilhos, bairro Arroio da Manteiga, onde uma equipe fazia um patrulhamento. Ao ver o homem conduzindo uma carroça, os agentes o abordaram e verificaram com auxílio de um veterinário que o animal estava em situação de maus-tratos. O equino também não possuía a identificação com chip.
O homem resistiu à ação, ofendeu os agentes e tentou fugir com a carroça. Por conta disso, foi solicitado reforço e foi necessário contê-lo e imobilizá-lo o indivíduo, que foi conduzido à 2ª Delegacia de Polícia Civil de São Leopoldo. O exame de corpo de delito foi realizado na UPA Scharlau.
Legislação sobre carroças
Em 2017, foi aprovada a Lei Municipal Nº 8.609, que criou o programa de redução gradativa do número de veículos de tração animal no município de São Leopoldo. A lei prevê uma série de medidas sociais que auxiliam os condutores a entrar no mercado de trabalho, além de um auxílio emergencial para os inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. Para isso, os animais devem estar monitorados através de um chip, fiscalizado pela Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa).