Os municípios de Sapucaia do Sul, Canoas, Cachoeirinha, Porto Alegre, alvorada e Santo Antônio da Patrulha terão a partir de agora um grupo de agentes de trânsito qualificados. Isso porque, o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) formou nesta quarta-feira (21), pela Escola Pública de Trânsito, 39 alunos no Curso de Formação de Agentes de Trânsito.
O curso foi oferecido a todas as cidades conveniadas a Balada Segura e teve um total de 200 horas/aula com o objetivo de qualificar os novos agentes para que possam cumprir a função levando sempre em consideração a importância de ações educativas durante a fiscalização, além de atender à legislação e normativas vigentes.
Entre os docentes do curso, além dos professores da Escola Pública de Trânsito, estiveram técnicos do DetranRS que atuam na Balada Segura e na Divisão de Recursos Humanos, além de agentes da EPTC e da Polícia Civil, os quais contribuíram nas atividades práticas.
Diza Gonzaga, diretora institucional do DetranRS, enfatizou o papel educador e transformador do agente de trânsito, no contexto da Balada Segura, política pública que objetiva salvar vidas, coibindo a combinação álcool e direção. “Muito mais do que conhecimentos e habilidades para desempenhar a função de agente de trânsito com base na legislação, formamos hoje servidores públicos com base na ética, capazes de transformar o cenário violento de trânsito com uma abordagem cidadã e educativa, marca registrada da nossa Balada Segura. Provoquemos a reflexão sobre os comportamentos e as atitudes dos condutores no espaço público do trânsito”.