Presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia dá início a obra da nova sede da OAB Subseção leopoldense

15 de dezembro de 2022 - 13:09
Por Juliano Palinha

O dia 15 de dezembro de 2022 é mais uma data que fica para história dos 70 anos da OAB Subseção São Leopoldo e também para advogacia gaúcha. Nesta quinta-feira pela manhã, por volta das 9h30, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve em São Leopoldo para marcar o ato de início das obras da nova sede da entidade, que será no bairro Cristo Rei, próximo a Unisinos. “Essa obra que inicia hoje faz parte de um projeto, lançado pelo meu irmão em 2007, ou seja, nenhuma subseção sem sede. Por meio deste projeto e programa conseguimos construir 60 sedes de 2007 para cá no RS. É uma ação robusta e com muita força institucional da Ordem. Pela importância que tem São Leopoldo e pelos profissionais que temos aqui não poderia ficar de fora deste projeto”, afirmou o presidente.

Lamachia lembrou ainda que essa obra não é apenas importante para Ordem e os profissionais do direito, mas mostra o compromisso que OAB tem com sociedade civil. Ainda de acordo com o presidente, o término da nova sede está previsto para o final de 2023 com uma grande festa de inauguração. “Importante destacar isso, essa obra é um investimento previsto pela Seccional estadual. Já temos esse valor previsto, assim como para outras obras. Criamos o PODE, Programa Orientado ao Desenvolvimento das Estruturas do Sistema OAB, que tem como objetivo a modernização, melhorias e ampliação dos espaços da Ordem. Assim, entregaremos melhores condições de trabalho e de utilização das estruturas da OAB para a advocacia”, explica o presidente.

Trabalho coletivo da direção

“Parece mentira, mas chegou o tão sonhado dia”. A frase é da ex-presidente da OAB/Subseção de São Leopoldo, Léa Presser Potrick, logo que chegou pela manhã em frente ao terreno e encontrou o atual presidente Renê Engroff. “Essa frase simboliza o trabalho coletivo de todos. É um dia histórico para advocacia de São Leopoldo, Portão e para cidadania. A gente vem lutando há várias gestões. Desde a presidente Márcia Schwantes, passando pela presidente Rita Geremia Pavoni e com a última gestão da presidente Léa, a gente conseguiu com o poder público, essa área que nos permite fazermos uma nova sede”, lembra Engorff.

O presidente comenta ainda que a atual sede, que fica na Avenida Mauá no Centro da cidade, não comporta mais atividades que a Ordem realiza ao longo do ano e agradece a OBA/RS pela parceria. “É importante a parceria que temos com a OAB Seccional do Rio Grande do Sul, pelo empenho direto do Presidente Leonardo e da sua Diretoria, que em comunhão de esforços permitem a construção da nova casa da advocacia. Teremos um espaço digno e condizente com o seu tamanho, com as suas necessidades e da sua importância para a sociedade e para o sistema OAB do Estado do Rio Grande do Sul”.

Ex-presidentes e diretoria presente

Márcia Schwantes, Rita Pavoni e Léa Potrick, as três ex-presidentes que antecederam Renê Engroff, também estavam presente no ato e ambas não conseguiam conter a emoção de ver um sonho se tornando realidade. “Foi um conquista grande de todos nós. Iniciou na minha gestão, mas teve o seguimento da doutora Rita e Léa. E quis que o doutor Renê, que já teve vária cargos dentro da OAB, estivesse a frente agora”, destacou Márcia. “É até difícil de falar, estou muito feliz e emocionada. O nosso sonho está se realizando”, acrescenta Rita. Léa Potrick destaca também que “é um marco histórico para uma gestão que vêm desde 2014 tentando construir essa nova sede”, segundo ela, com a casa nova, a Ordem vai oferecer melhores condições de trabalho para advocacia de São Leopoldo e Portão.

O vice-presidente Arthur Dias, as diretoras Sandra Schkabrendorff, Jucemara Toffoli, Túlia Delapieve estavam presente assim como alguns advogados.

 

 

 

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo