O programa Conta Comigo da Prefeitura de Esteio foi o vencedor na Região Sul da categoria Voluntariado no Setor Público do Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado 2022. O resultado final foi anunciado em 21 de novembro pela Secretaria-Executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado da Casa Civil da Presidência da República, responsável pela coordenação do prêmio, que foi instituído em 2019 e tem por objetivo incentivar o engajamento social e a participação cidadã na implementação de atividades de voluntariado pelo compartilhamento e divulgação de boas práticas voluntárias.
A premiação foi dividida em quatro categorias de voluntariado (Organizações da Sociedade Civil, Setor Público, Empresarial e Pessoa Física) e reconhece, simbolicamente, uma iniciativa de voluntariado por tipo de categoria em cada região do país. Os critérios de avaliação são incentivo ao voluntariado; impacto transformador no público beneficiado pela iniciativa de voluntariado e quantitativo de público beneficiado diretamente com a iniciativa; contribuição da iniciativa ao público beneficiado conforme os eixos temáticos do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado; sustentabilidade da iniciativa; inovação social, entre outros.
Estabelecido nas primeiras semanas do início do primeiro mandato da atual gestão, em fevereiro de 2017, o Conta Comigo, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), é uma ação organizada a partir de cidadãos que, motivados pelos valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário. Tanto as pessoas que desejam participar como voluntários (o único requisito é ter mais de 18 anos), quanto as instituições que buscam apoio, devem preencher os formulários disponíveis no site da Prefeitura. Para acessá-los, basta clicar no botão “Conta Comigo” no menu lateral da página.
Após fazer seu cadastro, o interessado é chamado a participar de um curso de formação, realizado em uma noite. Durante o encontro, serão abordados temas como legislação federal sobre serviço, atribuições, compromissos e deveres do voluntário, e o decreto municipal 5.687/2017, também sobre o tema, entre outros assuntos relacionados ao Programa.
Ao todo, a iniciativa já promoveu 40 formações, com participação de 540 inscritos e de representantes de 26 instituições. Conforme os dados da SMCDH, o programa registra, atualmente, 699 pessoas inscritas. Seus integrantes já participaram de 155 ações voluntárias.