A praça 20 de Setembro é o palco da literatura, cultura e da Vila de Natal a partir de amanhã (14)

13 de dezembro de 2022 - 13:13
Por Sônia Bettinelli

A praça 20 de Setembro, ou a praça da Biblioteca, espaço para o passeio diário com as crianças, com pet, para o chimarrão, feira de hortifrúti, agora passa a ser referência cultural em todas as vertentes, especialmente Feira do livro e neste período natalino, a Vila de Natal de São Leopoldo. Feira do Livro, Natal, Semae Cultural foi o assunto do Berlinda News Entrevista de hoje (13) com representantes de três atores que garantem os eventos: Renata de Mattos, Lorenzo Cornelius e Chico Júnior, respectivamente assessora de relações intersetoriais da Educação, agente cultural do Sesc e assessor de imprensa do Semae.

Secretaria de Educação (Smed), Semae e Sesc fizeram um balanço da Feira do Livro, que ocorreu de 28/11 a 7/12, e montagem da Vila de Natal, que começa amanhã (14), às 18 horas, na praça 20 de Setembro. A ideia é manter a mesma parceria para garantir espetáculos musicais, magia do Natal e mais de 40 expositores até o dia 25 de dezembro.

Semae Cultural

O Semae Cultural é um projeto que deu certo e é motivo de orgulho não apenas ara quem curtirá a festa, mas para os Servidores da autarquia.  “O Semae Cultural foi criado para o cinquentenário do Semae em 2021. Estamos na segunda edição com uma grade de shows de mais grupos e diversidade. A proposta é atender o gosto de todas as pessoas, toda a família por isso a programação extensa. A construção foi debatida entre muitas pessoas, a começar do diretor, Geison Freitas até todas as outras pessoas da autarquia, da Prefeitura e do Sesc para que todos os gêneros. Foi necessário formatar uma grande com as agendas dos grupos, dos artistas”, diz Chico Júnior acrescentando que não há definição se o Semae Cultural seguirá. “O que está garantido é a manutenção da praça pelo Semae que começou com o então diretor Nestor Schwertner e seguiu com Ary Moura (falecido).”

Contato com os artistas

O Sesc segue sendo o parceiro fundamental para esses tipo de eventos. “Enquanto estou aqui (estúdio) minhas colegas estão lá tratando dos últimos detalhes para que amanhã tudo saia perfeito. É assim que funciona no Sesc, somos quatro pessoas trabalhando externamente e nossos colegas nos bastidores. A seleção dos artistas foi minuciosa e a partir do que as pessoas já viram, na São Leopoldo Fest e adoraram, e outras já consagradas que sabemos que o público aprova”, disse Lorenzo.

A maior feira da história

A 26ª Feira do Livro foi a maior de toda a história da cidade por ter sido a primeira o vale de R$ 50 para todos os alunos da rede municipal de Educação, cerca de 30 mil, mais professores concursados e escolas. “Conseguimos introduzir a cultura da feira do livro para os estudantes e para a comunidade em geral. Um espaço estruturado para viver a literatura, a arte, a música e criar memórias afetivas de sentar na grama com o livro escolhido por cada um nas bancas, dentro da recomendação literária especialmente de autores que são trabalhados ao longo do ano nas escolas”, avalia Renata acrescentando que a lei municipal do vale de R$ 50 é o diferencial para que a feira de 2023 seja ainda melhor e maior.

“A parceria do Semae é mais uma contrapartida social da autarquia que vai multo além da entrega da água nas casas. Tem a tarifa social e a educação ambiental como fundamentais no campo social”, destacou Chico Júnior.

“O Sesc é parceiro de atividades culturais e da educação sempre. Na Feira do Livro, a convite do secretário Ricardo Luz, levamos 13 grupos que fizeram 40 apresentações numa feira intensa com programação nos três turnos, a primeira que o Sesc participa nesse formato”, disse Lorenzo.

Semae Cultura, a programação completa

14/12 – quarta-feira
Grupo Triviatto
Abertura da Vila de Natal
Espetáculo Passe de Mágica (Cia do Riso)
Fofa Nobre
Rainha Musical

15/12 – quinta-feira
Samba das Patroas
Pagode do Madre
Bibiana Bolacell

16/12 – sexta-feira
Banda Classic Decavê
Mano Taz
Chimarruts

17/12 – sábado
Raúl Quiroga
The Allpargatas
Tchê Garotos

18/12 – domingo
Arthur de Mari
Grupo Aquarela
Espetáculo Noite Santa (Cia do Riso)
Quinteto de cordas + teclado e Madrigal Presto

Ouça abaixo a entrevista completa 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo