POR JULIANO PALINHA: Site da Fundação Nacional do Índio destaca nesta segunda-feira a Copa Ary Moura de Futsal

12 de dezembro de 2022 - 13:06
Por Juliano Palinha

Olha só que legal essa informação. A Copa Ary Moura Intermunicipal de Futsal Feminino é destaque nesta segunda-feira (12) no site da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). O site destaca o Sul do país, mais especificamente a cidade de São Leopoldo e mulheres da etnia Kaingang.

A mulheres da etinia kaingang destacaram na 1ª Copa Ary Moura Intermunicipal de Futebol Feminino. O time totalmente formado por mulheres indígenas chamou atenção, principalmente pelo orgulho com que apresentavam sua cultura: elas fizeram questão de jogar sempre com os rostos pintados, um símbolo de sua identidade.

Os jogos ocorreram entre os meses de junho e setembro deste ano. As indígenas viraram um símbolo de superação na cidade ao disputar, pela primeira vez, uma competição fora da aldeia. Em entrevistas à imprensa local (Berlinda), elas explicaram que o convite para participação veio da presidente da Liga Leopoldense de Futsal Amador Feminina (LLFA) e organizadora do evento, Jaqueline D’Ávila, que tomou conhecimento de campeonatos que ocorriam na aldeia Por Fi Ga. De maneira informal, eram organizados jogos para integração dos indígenas Kaingang e, de lá, surgiu a ideia de formalizar a equipe Atlético Por Fi Ga e competir em campeonatos da cidade.

O time conta com 11 mulheres indígenas. A história delas chegou até o clube de futebol profissional da cidade, o Aimoré (através do jornalista Juliano Palinha), que entregou um kit com 15 uniformes completos (camiseta, calção e meia) para jogadoras de linha e mais dois às goleiras, para que elas pudessem competir em igualdade com as outras equipes. O título do campeonato não veio, mas a participação e o empenho da equipe indígena durante a Copa Ary Moura foram motivo de orgulho para a cidade.

Exemplo para o Brasil

Ao ver a notícia achei sensacional destacar aqui também. Afinal precisamos compartilhar notícias boas de nossa cidade. A Copa Ary Moura além de um grande campeonato foi um exemplo de inclusão também. As meninas da aldeia ganharam dois fardamentos. Além do Aimoré um grupo de empresário da região, através do contato de Nando Santos, doou um segundo uniforme novinho.

Crédito da foto

Ah, apenas um errinho na matéria do site da Funai. A foto é da Sônia Bettinelli da Berlinda e não Diego da Rosa. Porém, tudo certo. O Diego foi nosso colega por mais de 20 no Grupo Sinos.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo