A Prefeitura de São Leopoldo entregou o 2º Prêmio Jacobina para 35 mulheres que se destacam pela sua atuação em diversas áreas no município. A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal com a presença de autoridades, amigos, familiares das candidatas e pessoas da comunidade, que lotaram o espaço, na sexta-feira. A premiação foi promovida pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDHU), com apoio do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).
A secretária Nadir Maria de Jesus disse que “as mulheres que estão aqui devem se sentir homenageadas esta noite, porque nós mulheres assim como Jacobina lutamos com muita garra para defender a família, os nossos ideais. Assim como Jacobina foi uma guerreira que foi injustiçada, quantas de nós diariamente sofremos a não aceitação, muitas vezes pela nossa questão religiosa, pela nossa questão de gênero, pela questão racial. Quantas vezes sofremos, incompreendidas até mesmo por familiares e amigos. Mas estas mulheres que aqui estão, estão colocando e dizendo nós podemos e nós somos jacobinas”, afirmou. A secretária parabenizou toda a equipe da SEDHU pelo trabalho na organização do Prêmio.
A representante do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Viviane Cavali, parabenizou as homenageadas pela relevância social das suas ações. “Nós do Semae somos pela equidade social. Nós mulheres sabemos o quanto é difícil estar em lugar de poder. Vocês, além de carregar a família de vocês, todos os compromissos, tudo, vocês estão carregando a sociedade, estão fazendo o bem social e sem isso não há nenhum tipo de justiça ou o fim da desigualdade”, frisou.
A professora Paulete Souto foi homenageada pela criação do Prêmio Jacobina em 2018, quando estava na função de vice-prefeita do município.
As 35 mulheres inscritas foram premiadas em 25 categorias. A ativista do movimento negro e educadora social, Isaura Maira, foi a homenageada in memoriam, seu filho Thiago Maia recebeu o prêmio.
Nas demais categorias foram premiadas as seguintes mulheres:
- DANÇA:
- 1 – Tania Nara Silveira da Silva- fundadora da Escola Império do Sol
- LITERATURA:
- 1- Jessie Correa- autora de romances fictícios para pessoa reais, mulheres reais
- 2- Carolina Sá Mendes- professora de Literatura da Escola Estadual Olindo Flores da Silva
- TEATRO: Não tiveram inscrições nesta edição
- ARTES VISUAIS: Suzane da Rosa Wonhon- artista plástica participa de salões de arte, exposições individuais e coletivas há mais de 40 anos.
- ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA:
- 1- Cláudia Maria Alves dos Santos- Promotora Legal Popular, desenvolve trabalho de sensibilização sobre as violências contra as mulheres
- 2- Paula Lau da Costa- educadora física, professora de dança, militante de direitos humanos e promoção dos direitos feministas
- IGUALDADE RACIAL:
- 1- Vivan Vaz da Silva- digital influencer, cantora e cabelereira
- 2- Rosecler Winter- Gestora do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, cigana da etnia Sinti, defensora da igualdade étnica racial e direitos humanos
- SUSTENTABILIDADE:
- 1- Rosângela Maria da Silva- artesã e decoradora carnavalesca, há mais de 20 anos incentiva a fonte de renda para mulheres da comunidade
- COMUNITÁRIO:
- 1- Marta Regina Montenegro Correa- voluntária da economia solidária, artesã e costureira do Grupo de Mulheres Mãos e Sonhos
- 2- Fátima Vargas dos Santos Diogo- presidenta da Associação de Moradores Jardim América e Idealizadora do grupo de danças do bairro
- GARANTIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
- 1- Odete Zanchet – diretora executiva do Círculo Operário Leopoldense
- GARANTIA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA:
- 1- Caroline de Souza Wagener – enfermeira, empresária, proprietária do Lar São Bernardo.
- GARANTIA DOS DIREITOS DA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:
- 1- Maristel Brasil Pereira – Gestora da Associação Vida Nova, realiza trabalho efetivo de inclusão social, nas áreas de educação, assistência social e saúde.
- EMPREENDEDORISMO:
- 1- Vanessa Clós da Silva- sócia do Majestic
- 2- Patrícia Menegotto- proprietária da Loja Sensualize
- 3- Miriam de Oliveira- proprietária da WIGS e Acessórios, voltado para público afro-brasileiro.
- EDUCAÇÃO FORMAL:
- 1- Cíntia Regina Maciel- professora de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura Digital, formada em Letras e Pós-graduada em Neuropsicopedagogia.
- MÚSICA:
- 1- Rafaela Moraes Michel- estudante e violinista
- 2- Tânia Maria de Jesus- cantora, funcionária pública municipal aposentada
- EDUCAÇÃO POPULAR:
- 1- Elisângela Rodrigues Alfonso- educadora menstrual, idealizadora do Projeto Menstruantes Era uma vez e não era uma vez, pelo fim da pobreza menstrual.
- PROTAGONISMO JUVENIL:
- 1- Anastácia Indaiá Dorneles – estudante e poetisa, estudante da Escola Caic Madezatti, escreve poesias desde 2019.
- CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
- 1- Priscila Almaleh – historiadora, doutora em História do Programa de Pós-Graduação da Unisinos.
- SINDICAL:
- 1- Simone Ribeiro Peixoto – secretária de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos, defensora dos direitos da Central Única das Trabalhadoras / es (CUT).
- ESPORTE:
- 1- Jaqueline Maria D’ávila de Souza – presidenta da Liga de Futsal Feminino de São Leopoldo, ultrasonografista, através do esporte acolhe mulheres com ações que transformam as suas realidades nas comunidades.
- DIVERSIDADE:
- 1- Isabella Rodrigues – Embaixadora da Diversidade RS 2022, participa de concursos de beleza e diversidade, onde ela pode usar sua representatividade para dar visibilidade à luta das mulheres Trans.
- 2- Lenise Maria Silva Karasek – assistente social, atuou no Centro Pop, e desenvolveu trabalho de sensibilização com trabalhadoras e trabalhadores com população de rua LGBTQI+. Atualmente está nos EUA.
- SAÚDE
- 1- Laura Cecília López – pesquisadora e professora orientadora atuante da saúde coletiva, com ênfase na garantia de direitos sexuais e reprodutivos e na produção de cuidados em saúde de mulheres diversas em termos de classe, raça, identidade de gênero e orientação sexual.
- 2- Maria Gislene Paim – técnica de enfermagem, conhecida como Gisa, funcionária pública do Hospital Centenário desde 1988.
- 3- Janaina Silva Da Cruz – terapeuta holística. Através do Projeto Odara em movimento promove saúde e bem estar físico e emocional.
- ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL:
- 1- Andrea Guedes – gerente de Unidade Operacional do Sesc, graduada em Educação Física pela Unisinos e extenso currículo de qualificação.
- 2- Elaine Flores – voluntária da causa animal, jornalista, atua no projeto ONG PAAR, com foco na proteção dos animais, no resgate de rua, na castração, proteção e adoção de animais vítimas de maus tratos.
- POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
- 1- Sueli De Oliveira Tomás Key- técnica de enfermagem, mulher indígena da etnia Kaingang e artesã, da Comunidade Por Fi Ga.
- CIRCO
- 1- Claudia Beatriz Severo – atriz de teatro e circo