A diplomação da chapa vencedora da eleição presidencial 2022 – Lula/Alckmin – no início da tarde desta segunda-feira (12) marca o fim do processo eleitoral, com vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Isso é o que diz a legislação eleitoral brasileira que se repete a cada dois anos. Em 2022, porém, as chances que o debate e as manifestações em frente aos quartéis encerrem hoje está descartada. A diplomação como fato legal será o tema do Berlinda News Entrevista de hoje com o chefe de cartório da zona 51, de São Leopoldo, Victor Blanco, e do professor de direito eleitoral Gustavo Paim.
De volta, por enquanto
A procuradora geral do Município, advogada Angelita Rosa, está de volta a São Leopoldo após participar da transição, em Brasília. Conforme Angelita, os relatórios do grupo técnico da Saúde foram entregues ontem (11). ” Voltaremos assim que chamarem”, disse a procuradora que pode ocupar um cargo em Brasília, no governo federal.
Na quarta-feira
Já o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, segue em Brasília até quarta-feira, quando o relatório da Cultura deve estar finalizado. Pedro é outro nome do governo Vanazzi que pode ir para Brasília para o governo federal.
Em movimento
Sobre a política local e movimentos para 2024, o titular do Meio Ambiente, Anderson Etter, que passou os últimos dias no comando do Festival Parque Imperatriz 16 anos, está em pleno movimento para 2024. Anderson, que é da DS, deve disputar vaga na Câmara de Vereadores