GCM recolhe três motocicletas e autua dez condutores na Operação Duo

10 de dezembro de 2022 - 19:08

Três motocicletas foram recolhidas por restrições administrativas ou falta pagamento de licenciamento e 10 condutores foram autuados ontem (9), na Operação Duo, realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM), na rua Bento Gonçalves. Ao todo foram abordadas 37 motocicletas e 51 pessoas identificadas. As blitze são exclusivas para motocicletas onde, com auxílio de um decibelímetro, os agentes aferem o volume gerado pelos escapamentos e conferem a documentação dos veículos.

Nos casos em que o licenciamento estiver vencido, há a possibilidade de o condutor realizar o pagamento no momento da abordagem por meio dos aplicativos do Banrisul ou do Banco do Brasil. Assim que os agentes confirmem os dados de pagamento no sistema o veículo é liberado.

As autuações foram por desconformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como determina o artigo 230, inciso V – que não esteja registrado e devidamente licenciado (quatro veículos); o artigo 162, inciso I – sem possuir Carteira Nacional de Habilitação; permissão para dirigir ou autorização para conduzir ciclomotor (dois condutores); o artigo 230, inciso XI – com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante (três motocicletas), e pelo artigo 252 V – usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais (um condutor).

Conforme a titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), Giselda Matheus, as operações visam coibir a circulação de motocicletas com escapamentos adulterados, bem como fiscalizar veículos que circulem sem o devido licenciamento. “Para a Duas Rodas, O foco é a redução da poluição sonora e ambiental causada por escapamentos adulterados”, revelou.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo