Lula anuncia Haddad, Rui Costa, José Múcio, Dino e Mauro Vieira como ministros

9 de dezembro de 2022 - 11:45

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (9/12) os primeiros ministros de seu governo, durante coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição. Até o momento, farão parte do governo Lula Fernando Haddad (Economia), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Segurança Pública) e José Múcio Monteiro (Defesa).

A expectativa inicial era de que os ministros começassem a ser anunciados somente após a diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na segunda (12). A divulgação, porém, foi adiantada.

“Eu tomei a decisão de apresentar alguns ministros. Possivelmente semana que vem, depois da diplomação, eu apresento alguns outros ministros. E depois, alguns outros ministros”, disse Lula. “Eu tomei a decisão porque algumas pessoas já precisam começar a trabalhar.”

Economia (ou Fazenda), Defesa e Casa Civil eram as pastas mais esperadas. Parlamento e mercado pressionavam o governo de transição para anunciar logo o chefe da pasta econômica, argumentando incerteza quanto à política que será adotada por Lula na área, especialmente com a tramitação da PEC que aumenta o teto de gastos.

Também sobre a PEC, aliados de Lula pressionavam pelo anúncio da Casa Civil, responsável por articular as negociações políticas na Casa. Já na Defesa, a expectativa era por um nome civil que conciliasse a relação com as Forças Armadas, em grande parte alinhadas ao atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Veja os ministros anunciados:

Fernando Haddad – Economia/Fazenda
José Múcio Monteiro – Defesa
Rui Costa – Casa Civil
Flávio Dino – Segurança Pública
Mauro Vieira – Relações Exteriores

 

Fonte: Correio Braziliense

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo