Alice Bemvenuti, diretora do Museu do Trem, apresenta trabalho em encontro latino americano dos Museus Ferroviários

3 de dezembro de 2022 - 07:43

A diretora do Museu do Trem de São Leopoldo, Alice Bemvenuti, apresentou o trabalho realizado na instituição museológica para os participantes do 1º Encontro de Sócios Estratégicos da Rede Latinoamericana de Museus Ferroviários. A museóloga leopoldense é uma representante brasileira que vem trabalhando na articulação da rede há cerca de dois anos. Bemvenuti fez sua explanação no primeiro dia do evento realizado na quinta-feira, dia 1º de dezembro. 

Alice Bemvenuti avaliou o retorno que recebeu dos demais participantes. “A atenção da América Latina aos processos brasileiros, aos processos impulsionados pelo Museu do Trem em São Leopoldo foi um reconhecimento fantástico. O nosso trabalho tem sido estimulador de um debate sobre questões de preservação e conservação do patrimônio industrial ferroviário e sobretudo o modo dos processos museológicos”, destacou. 

A estagiária de Artes Visuais Lorena Toniolo apresentou a parte educativa que abrange as oficinas de férias, a recepção das escolas e as oficinas de arte dentro do vagão educativo. 

A diretora contou que recebeu várias manifestações reforçando o trabalho como uma referência. “Isso me orgulha muito e dá tranquilidade de seguir promovendo e provocando uma museologia inclusiva, social e atenta às emergências contemporâneas”, afirmou.

As atividades contemplam apresentações sobre o Museu do Trem de São Leopoldo, o Museu do Trem de Recife e Coletivo de Museus Ferroviários Brasileiros. As demais instituições são: o Museu Municipal Ferroviário de Vila Maria da Argentina, Museu Nacional dos Ferroviários Mexicanos, Museu Nacional Ferroviário de Tacna Perú, Museu Ferroviário de Formosa, Museu Nacional da Ferrovia de Cuba, Museu Ferroviário de Empalme Olmos, do Uruguai e Museu Ferroviário de Machacamarca da Bolívia.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo