Um morador do bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, foi diagnosticado nesta quarta-feira (30)com malária. O caso foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e está sendo considerado como importado, já que o paciente vivia no Estado de Roraima onde, até outubro, era uma região considerada endêmica.
Ou seja, como o paciente não contraiu a doença aqui e sim em outro Estado brasileiro, o caso é importado e não há nenhuma indicação de transmissão local.
Até esta terça (29), o Centro de Vigilância em Saúde apenas tinha o caso como suspeito. Após a realização de exames, o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen-RS) confirmou a doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde, “o paciente está estável, em casa e já foi iniciado o tratamento com a medicação indicada.”
Em nota oficial divulgada há poucos minutos, a assessoria de comunicação da Prefeitura ressalta que “a equipe de enfermagem da Vigilância Epidemiológica realizou visita domiciliar para demais orientações sobre o acompanhamento, como realização de novos exames para controle e consultas de avaliação e a equipe da Vigilância Ambiental está cumprindo os protocolos determinados.”