O assunto do Berlinda em Focco desta quarta-feira (30) foi a energia fotovoltaica, mais conhecida também como energia solar.
No estúdio, o convidado Wolmar Leindecker, da EGP, explicou um pouco como funciona essa fonte de energia que não é nova, mas que começou a cair no gosto daqueles que percebem a economia que é possível fazer.
“Quando começou, as pessoas não acreditavam que uma plaquinha poderia gerar energia. Já cresceu muito, mas ainda tem muito o que crescer”, ressaltou ele que completou: “Em questão de irradiação solar, o Brasil só perde para o deserto, então somos privilegiados. E por conta disso, cada vez mais a energia fotovoltaica se torna um projeto popular, porque hoje qualquer família, por meio de financiamento, consegue ter.”
Tributação
A partir do dia 7 de janeiro do próximo ano, começa a ser cobrada a tributação sobre a transmissão (TE) que até então era isenta para o consumidor. ” Ela começa de forma gradativa e se regularizará mesmo em 2028, quando chegará ao teto de 100%”, ressaltou Wolmar que explicou também como será aplicada esta tributação. “Ela acontece sobre o excedente que consumidor está guardando na rede da concessionária para utilizar à noite, por exemplo.”
Apesar de trabalhar diretamente com isto, para o especialista, ainda não seria o momento de iniciar a taxação. “Essa tributação eu achei que foi um pouco precipitada, espero que consigamos mais um ano de vacância, mas já é uma realidade, não tem como fugir.”
Ficou curioso e quer saber mais sobre energia solar? Assista ao programa completo aqui em baixo.