Diante das reclamações recebidas, o Procon de São Leopoldo (Órgão de Defesa e Proteção ao Consumidor), tem fiscalizado com maior frequência o comércio e restaurantes do município, principalmente as churrascarias.
“Os consumidores reclamaram dos preços diferentes que são praticados pelas churrascarias, conforme o dia da semana ou se é almoço ou jantar, por exemplo. Há situações em que os consumidores são surpreendidos ao comparecer nos estabelecimentos”, explicou a diretora do Procon-SL, Neusa Azevedo.
Ainda segundo ela, este ano houve um grande número de queixas envolvendo o comércio de alimentos na cidade, o que fez com que o órgão intensificasse a fiscalização sobre o fornecimento e também em relação à qualidade, data de validade, oferta de produtos e preços praticados.
“Seguimos com o nosso compromisso de buscar um comércio mais harmonioso e cumpridor dos direitos dos consumidores”, reitera Neusa.
Black Friday
A equipe do Procon-SL também está de olho no comércio durante esta semana de Black Friday, quando a quantidade de descontos e promoções aumenta.
A ação é realizada tradicionalmente nos finais de ano, muito também em função das compras de Natal e Ano Novo.
O Procon-SL ressalta que é um direito do comerciante escolher os preços e variá-los, mas que tais informações devem ser claras para os consumidores quando chegam nestes locais, sobretudo nos cartazes ou placas de divulgação.