Durante a programação do Dia da Consciência Negra, em Esteio, a Rua Coberta, famosa por sediar diversos tipos de eventos na cidade, recebeu o nome de Espaço Oliveira Silveira, poeta e escritor gaúcho afrobrasileiro.
Conforme a prefeitura de Esteio, ele nasceu em Rosário do Sul, mas tinha residência em Esteio e ajudou a consolidar o 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra.
Durante a cerimônia, o prefeito Leonardo Pascoal lembrou da importância de Oliveira Silveira. “Nos orgulha muito o fato de sermos a primeira cidade a fazer este gesto, mas, ao mesmo tempo, nos causa estranheza e preocupação, pois alguém com a biografia, o legado, com a trajetória, não apenas pelo que representou para o movimento negro, mas para a sociedade gaúcha, para a sociedade brasileira para, reduzir preconceitos e barreiras, não ter sido homenageado ainda por outras cidades. É algo que deve gerar também outra reflexão neste momento”, afirmou.
Agência Municipal de Emprego de NH está com 302 vagas de trabalho abertas
Emocionada, a única filha de Oliveira Silveira, Naiara Silveira, agradeceu a homenagem e lembrou que o pai, falecido em 2009, tinha uma ligação afetiva com a cidade. “Meu pai escolheu Esteio para comprar um imóvel e aqui poder abrigar a sua única filha e acompanhar a criação do Thales, até então seu único neto. Escolheu Esteio há 33 anos por ter características de cidade de interior, mais calma, acolhedora e segura. Meu coração, assim como dos meus familiares, se aquece e se fortalece com esse reconhecimento: o poeta eternizado na cidade do seu coração.”
Casa Rosa: Espaço para se tratar, apoiar, rir, chorar, para viver um dia após o outro