Instituto Penal de Novo Hamburgo inicia Projeto Remição pela Leitura

21 de novembro de 2022 - 08:56

O Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH) deu início às atividades do Projeto Remição pela Leitura. A iniciativa possibilita que as pessoas privadas de liberdade tenham acesso a obras literárias e possam reduzir a pena.

Realizado pela professora Isabel Cristina Arendt e pela estagiária discente Camila Ferrari Pinto, em parceria com o curso de Letras da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o projeto acontece na biblioteca do IPNH.

No primeiro encontro, que ocorreu na última quinta-feira, a apresentação de um livro escolhido pela professora e, dentro do período de 30 dias, os apenados terão o tempo para realizar a leitura da obra. Após o período, em um segundo encontro, deve ocorrer uma roda de discussão entre os apenados e a professora.

No próximo encontro, dependendo do nível de escolaridade de cada apenado, eles devem entregar um relatório escrito ou de forma oral, que vai permitir a avaliação da leitura realizada.

“A cada obra lida, o apenado terá a possibilidade de diminuir 4 dias de pena, sendo que será disponibilizado 1 livro por mês, viabilizando a remição de até 48 dias no ano com as leituras mensais”, explicou a TSP assistente social e a coordenadora do projeto, Rosana Lampert.

Para o diretor do IPNH, Vinícius Guimarães Silva, a presença das universidades nos estabelecimentos prisionais, através de projetos sociais, é de extrema importância para o desenvolvimento pessoal dos apenados. “Através da educação e da leitura, ofertamos novas possibilidades, bem como a melhora da análise interpretativa e do senso crítico, possibilitando a ressocialização”, completou o diretor Vinícius Guimarães.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Comentários

Novo Hamburgo está com falta da vacina contra o Covid-19 para adultos e adolescentes - Berlinda

[…] Novo Hamburgo está com a vacinação contra o Covid-19 em adultos e adolescentes temporariamente suspensa por falta de dose. Na sexta-feira (19), sete unidades ainda tiveram reposição, mas segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), essas doses também já acabaram. […]

Pessoas com mais de 30 anos já podem tomar a 4ª dose contra o Covid-19 em NH - Berlinda

[…] Novo Hamburgo, a partir desta quinta-feira (24), pessoas com mais de 30 anos já podem receber a quarta dose da […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo