Hospital Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul retoma cirurgias de catarata e deve realizar 150 procedimentos até dezembro

21 de novembro de 2022 - 11:51

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) retomou as cirurgias de cataratas paralisadas desde o início da pandemia do coronavírus em Sapucaia do Sul. Até o momento, foram realizadas cerca de 55 cirurgias numa parceria com uma clínica oftalmológica sediada na Capital. A previsão é que aconteçam mais cem ainda neste ano. O paciente que aguarda para fazer procedimento e alterou o contato telefônico pode atualizar o seu cadastro pelos telefones 51 3451-8200 ramal 354 ou pelo 51 985991051 no Centro de Especialidades (CE) da Fundação.

O prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, esteve na manhã da última sexta-feira (18), no Centro de Especialidades para conferir o andamento do trabalho com profissionais de saúde e pacientes. “A retomada da cirurgia da catarata para os sapucaienses é muito importante porque estamos combatendo a cegueira. Muitas pessoas acabam ficando cegas, se não tratadas adequadamente, e com a possibilidade de cirurgias de catarata, a pessoa pode voltar a enxergar integralmente. Isso significa que Sapucaia está fazendo mais pela saúde. Até o final do ano mais cem cirurgias serão realizadas. Estamos trabalhando para melhorar os serviços em nosso Município”, avaliou o prefeito.

Centro de Especialidades

A médica oftalmologista do CE, Jhanna Correa Fagundes, que realiza as cirurgias no local onde também acontecem exames oftalmológicos cirúrgicos antes do procedimento, comentou que “a clínica é ótima. Um bom ambiente de trabalho, funcionários eficientes e bons aparelhos. Todos são respeitosos com os pacientes. Espero que a parceria continue”.

A coordenadora do CE, Ana Paula Souza, recordou que as consultas oftalmológicas retornaram em setembro de 2021, e que no dia 15 de setembro deste ano, iniciaram as cirurgias de catarata em Porto Alegre. Duas médicas oftalmologistas da FHGV realizam o procedimento na clínica especializada da Capital.

Ana Paula explicou que os pacientes são encaminhados pelas unidades básicas de saúde, reguladas pela Secretaria Municipal de Saúde. Além de consultas e reconsultas depois dos procedimentos cirúrgicos, no CE ocorrem exames pré-operatórios. O Centro de Especialidades funciona na Rua Pinheiro Machado nº 243 no bairro Diehl e integra o conjunto de unidades assistenciais geridas pela FHGV em Sapucaia.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo