Empresário de NH desabafa na Câmara sobre listas de boicotes a comércios e negócios

Publicado em:

A moção que manifesta repúdio a propagação de listas de boicote a empresas e comerciantes que supostamente teriam apoiado o presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT), foi aprovada por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (21), na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo. A autoria da Moção 50/2022 é do vereador Enio Brizola (PT). Em votação simbólica, 12 vereadores presentes aprovaram a moção.

Conforme o documento, após a conclusão do segundo turno das eleições de 2022, apoiadores do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), insatisfeitos com o resultado, começaram a propagar listas de boicote nas redes sociais e em aplicativos de mensagem. “Intituladas como ‘boicote a petistas’, elas pedem a identificação de empresas e comerciantes que supostamente seriam apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva”, menciona o texto.

Segundo o parlamentar autor da moção, a ação acaba incitando não apenas a perda de clientes, mas também a violência contra os comerciantes e a depredação dos locais em que estão instalados. Em Novo Hamburgo, assim como em diversas outras cidades do Rio Grande do Sul.

Os dados, segundo Brizola, estão sendo amplamente divulgados e diversos empresários e comerciantes estão denunciando a situação aos órgãos responsáveis. “A liberdade de voto é um direito garantido pela Constituição Federal”, frisa o texto da moção.

Por fim, o documento pede o apoio de deputados estaduais, deputados federais e senadores para que pressionem os órgão responsáveis para que sejam investigadas as listas de boicote que circulam em todo o país. Segundo o parlamentar, elas incitam a perseguição, difamação e discriminação de comércios e empresas por política partidária.

DESABAFO

A pedido do vereador Brizola, um empresário hamburguense, João Inácio Ribeiro, do Katana Sushi, ocupou a tribuna para relatar os atos de perseguição e ódio que vem sofrendo. João Inácio é proprietário de um restaurante de sushi e atua desde 2013 na cidade.

Ele relata que recebeu ataques virtuais. “As ameaças são de toda ordem. Gente falando que não ia mais comprar nosso produto porque seríamos comunistas, que deveríamos colocar uma estrela vermelha para identificar nosso local como ‘petista’, que eu deveria transferir o nosso comércio para o Nordeste, entre outras verborragias e ofensas”, relatou. “A gente teve uma colega empreendedora do ramo de doces que teve o filho atacado em escola particular, sendo chamado de petista e mandando ele ir embora”, completou.

Segundo ele, foi identificada a origem do disparo da lista e estão sendo adotadas medidas jurídicas. “Precisamos acabar com ódio que foi implementado no país nos últimos anos”, destacou. Conforme o empreendedor, uma eleitora foi fotografada num restaurante supostamente petista. E ela vestia uma camiseta vermelha. Bastou isso para espalharem nas redes sociais que aquela cliente era do PT.

O proprietário do sushi salientou que sempre teve um posicionamento mais à esquerda, mas que isso jamais interferiu nos negócios. “Somos clientes de pessoas que preferem o outro lado, e compramos há anos deles, mesmo eles tendo essa posição. Algumas pessoas não souberam separar isso. E isso acaba prejudicando a própria cidade”, comentou. Ao final da sua manifestação, foi aplaudido pelos presentes na Câmara de Vereadores.

Um escritório de advocacia está dando suporte ao grupo – já são 12 pequenos empreendedores e profissionais autônomos buscando reparação judicial.

A moção de repúdio, votada em turno único, será enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Alexandre de Moraes, ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, ao Ministério Público Federal e ao delegado Tarcísio Kaltbach, responsável pela 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo.

Por www.martinbehrend.com.br

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Nova bancada política do Berlinda assume microfones com humor e experiência

Cinco nomes de peso substituem Sônia Bettinelli na análise política da Berlinda, trazendo humor e expertise sobre a rotina leopoldense

Da tragédia à vitória: família da Campina supera enchentes e fatura R$ 95 mil no “Familhão”

Quando a cheia histórica de 2024 invadiu a casa...

Unisinos publica edital para 30 bolsas integrais 

A Unisinos está com inscrições abertas para o processo...

POR CÍNTIA MACIEL: A magia das meias coloridas

Meias coloridas, um riso escondidoEm cada par, um mundo...