OPERAÇÃO DUAS RODAS: Guarda Municipal de São Leopoldo faz autuação de veículo com escapamento irregular

18 de novembro de 2022 - 12:50

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou ontem a Operação Duas Rodas, na rua Saldanha da Gama, Centro. A ação tem por objetivo identificar motocicletas que estejam com escapamentos irregulares, causando barulho acima do permitido. Para aferir o volume, os agentes utilizam um decibelímetro. Na ocasião, uma motocicleta, do modelo Honda CG Titan, foi flagrada com a irregularidade e o proprietário foi autuado. Além disso, terá que apresentar o veículo à GCM com o escapamento adequado em até três dias úteis.

Conforme o diretor de trânsito Cláudio Dumom, as operações deste tipo são feitas para combater a poluição sonora, que perturba os moradores e causa danos ambientais. “Temos recebido diariamente um grande número de reclamações de moradores sobre o barulho causado por estes veículos. Estamos atuando para coibir os tumultos com motocicletas que também incomodam a população”, comentou.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, é uma infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor de R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e medida administrativa, podendo o veículo ficar retido para regularização.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo