Na manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Federal (PF) deflagrou em São Leopoldo e também na cidade de Parobé a Operação Malfeitoria para desarticular um grupo que fraudava a Caixa Econômica Federal para obter financiamento habitacional.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão: três em São Leopoldo e apenas um em Parobé. Contas bancárias do grupo também foram bloqueadas pela PF.
Investigação
A suspeita da fraude foi levantada pela própria Caixa Econômica Federal que estranhou dois contratos de financiamento habitacional feitos pela mesma pessoa em maio deste ano. Um na agência do Centro e outro na Agência da Scharlau. A informação foi então, repassada para a PF que iniciou as investigações em agosto.
O foco da investigação foi um indivíduo não identificado que criou 11 CPFs para realizar as fraudes e ainda teria um contador pelo qual elaborava a documentação falsa para obter os financiamentos.
Com isso, ele conseguiu causar um prejuízo de R$ 765 mil para o banco.
O grupo é investigado por associação criminosa e fraude em financiamento.
Apreensão
Até o momento, ninguém foi preso, mas durante a operação na manhã de hoje, os policiais federais apreenderam R$ 90 mil, além de carteiras de identidades falsas e máquinas de cartão de crédito.