Farmácia Municipal de São Leopoldo realiza campanha sobre os cuidados com o diabetes

17 de novembro de 2022 - 12:44

O Dia Mundial de Combate ao Diabetes é a principal campanha de conscientização global com foco nas diabetes e é realizada em 14 de novembro de cada ano. Com o ideal de prevenção e de educar os pacientes e enfermeiros, a Farmácia Municipal com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) e Unisinos realizou ontem testes de diabetes e exame do pé diabético.

O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlada. Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções. O exame realizado na Farmácia consistia em estimular a sensação dos pés dos pacientes.

A moradora do bairro Vicentina, Uraci de Castro, de 67 anos, foi à Farmácia para buscar medicamentos e aproveitou para testar a diabetes e também realizar o exame nos pés, o qual desconhecia. “Agora devido ao calor, minha diabetes estava bastante elevada. Desde que perdi meu marido, há três anos, que descobri que tinha a diabetes.”

Uraci ainda comenta que às vezes se sente bem mal, mesmo controlando a alimentação e os cuidados com as unhas. “Todos os dias eu controlo o que vou comer e realizo o teste até duas vezes ao dia para saber se está regulado ou não.”

Atualmente, um em cada 10 adultos em todo o mundo vive com diabetes, cerca de 537 milhões de pessoas. De acordo com a coordenadora da Farmácia, Fabiana Ribeiro afirma que mais da metade dessas pessoas não sabem que possuem a doença. “Neste mês o foco é a conscientização sobre o diabetes, fornecendo à população o acesso à educação sobre as complicações futuras que a enfermidade pode vir a acarretar caso não seja controlado”.

A Secretaria da Saúde, Paula Silva, esteve presente na ação e salientou sobre a importância da conexão do paciente com as informações de tratamento, como uma forma de não educar apenas aqueles que trabalham na área da saúde. “É de extrema relevância que as pessoas possuam uma troca de informações permanente para que assim possam compreender melhor a condição em que se encontram. A realização do autocuidado diário faz toda a diferença para que se houver complicações, o paciente possa procurar a unidade básica de saúde mais perto e ser acolhido da melhor forma possível.”

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo