Assim como em 2022 o Aimoré fará sua estreia no Gauchão de 2023 contra o Brasil de Pelotas. Porém, desta vez o índio capilé estreia fora de casa. Encara o Xavante no Bento Freitas.
Werner Carvalho, ainda presidente índio até o final do ano, esteve ao lado de Lucas Kunrat e Enrico Zenetti, no congresso técnico que ocorreu na manhã desta quinta-feira (10) na Federação Gaúcha de Futebol. Também participaram os presidentes e representantes das 12 equipes que estarão em campo a partir do dia 14 e 15 de janeiro, respectivamente sábado e domingo, datas prevista para o início do campeonato. A previsão do término é no dia 9 de abril.
Com as mudanças do mando de campo em relação a 2022, o Aimoré jogará cinco partida em casa e seis fora do Cristo Rei. O Clássico do Vale está marcado para o dia 4 de maio em São Leopoldo. Assim como o índio recebe o Internacional no dia 25 ou 26 de fevereiro, mas pega o Grêmio dia 4 ou 5 de fevereiro na Arena.
O regulamento para a próxima edição se mantém em relação a 2022. Na primeira fase, os 12 clubes disputam entre si em turno único. Os quatro melhores colocados avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta, bem como a final. Para a fase de mata-mata, não haverá gol qualificado. As duas útlimas equipes da fase classificatória serão rebaixadas para a Série A2 – Divisão de Acesso 2024.
A utilização do árbitro de vídeo – VAR está prevista para começar a partir das semifinais da competição. Os clubes poderão inscrever até 50 atletas. Novas inscrições ou trocas na lista devem ser realizadas até 24 horas antes do início da 9ª rodada.
CONFIRA A PRIMEIRA RODADA DO GAUCHÃO 2023
Brasil-Pel x Aimoré
São Luiz x Ypiranga
Novo Hamburgo x Avenida
Internacional x Juventude
Esportivo x São José
Caxias x Grêmio