Segundo a diretora do Sindicato Médico do RS (Simers), Anice Metzdorf, profissionais médicos que atuam na UPA estão sobrecarregados de trabalho por conta da falta de recursos humanos e de medicamentos. Em nota, a entidade destacou que ..apenas dois clínicos e dois pediatras estão na linha de frente do atendimento. No que se refere aos pacientes adultos, os números de atendimento já chegaram a 250, em um plantão de 12 horas. Isso significa mais de oito pacientes por hora, para cada médico, quantidade muito superior ao que é preconizado pelo Conselho Federal de Medicina.”
“Os médicos já procuraram os gestores da Saúde do município e nada foi feito. Uma sobrecarga de pacientes e de trabalho que coloca em risco à segurança dos profissionais, os quais são constantemente ameaçados pela população que aguarda pelo atendimento”, alerta Anice.
O que diz a Prefeitura
“O gerenciamento, a operacionalização e a execução dos serviços de saúde da Upa 24h estão a cargo do IBSaúde, contratado para tal, e que a disponibilização dos profissionais de forma adequada, conforme preconizado pelas portarias ministeriais e estabelecido em contrato por esta municipalidade, prevê 5 profissionais médicos durante o dia e 4 durante a noite. Diante da constatação apresentada, o IBSAÚDE será notificado para prestar os devidos esclarecimentos. Salienta-se ainda, que a gestão municipal não foi contatada pela equipe médica da UPA, que é contratada diretamente pelo IBSaude.” A nota é assinada pela secretária municipal de Saúde Paula Silva
Paula Silva
Secretária Municipal de Saúde