Primeiro estádio desmontável de uma Copa do Mundo pode servir de inspiração para arenas no futuro

8 de novembro de 2022 - 18:33

O Estádio 974, também conhecido como Ras Abu Aboud por conta do distrito onde fica na cidade de Doha, no Catar, traz uma característica inovadora em Copas do Mundo: ele é totalmente desmontável. Localizada às margens do Golfo Pérsico, a arena que comporta 40.000 espectadores e que vai receber o segundo jogo do Brasil na Copa 2022, contra a Suíça, no dia 28 de novembro, pode ser colocada num navio após a competição e transportada para qualquer parte do planeta.

Ras Abu Aboud é um bairro industrial de Doha. Durante o Mundial de 2022, no entanto, as usinas de energia e de dessalinização vão dividir espaço com fãs de futebol. O local próximo às águas do golfo foi escolhido para facilitar o desembarque dos materiais, contêineres e estruturas que formam o estádio. Fabricados na China, Vietnã e Turquia, os equipamentos chegaram ao Catar de navio.

Embora a preparação do terreno tenha começado em 2016, o primeiro contêiner só foi posicionado em novembro de 2019 e o último em março de 2021. A característica modular do estádio, com materiais pré-fabricados, reduziu significativamente a quantidade de materiais, os gastos da construção e o tempo da obra.

Herança marítima
Segundo Mohammed Al Mulla, diretor do estádio, o conceito do uso dos contêineres foi inspirado num brinquedo infantil. Além disso, eles são uma homenagem à herança marítima e industrial da cidade portuária de Doha, que sempre teve no comercio marítimo uma de suas principais atividades econômicas.

Contêineres
O nome do estádio pode parecer um número aleatório, mas não é. Além do número exato de contêineres utilizados em suas estruturas, o número também é o código telefônico internacional do Catar.

A estrutura temporária ocupa 450.000m² numa área aterrada de Doha sobre o Golfo Pérsico. As diversas cores dos contêineres lembram os módulos de populares brinquedos com blocos montáveis.

40 mil lugares
Os 40.000 lugares foram divididos em dois níveis. A arquibancada superior tem vista para baía e os arranha-céus da cidade. Com um design inovador, e devido à localização costeira, a parte interna da arena tem uma ventilação natural e não necessita de ar-condicionado, como os outros

Desmontável
O telhado, os assentos, os contêineres e todos os metais serão desmontados após a Copa do Mundo. Eles podem se transformar no mesmo estádio ou em outras estruturas menores que podem ajudar eventos e projetos sociais em qualquer lugar do mundo.

Por GE Esportes

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo